Reflexões de leitura #1

Galera da fantasia está tão acostumada com calhamaço que quando pega um livro com escrita e ritmo diferentes não sabe lidar e saí apontando falhas que muitas vezes nem existem. Tem um livro, que se chama "Para ler como um escritor", onde a autora propõe a leitura atenta e lenta.

Dessa maneira, você aproveita mais a leitura e consegue enxergar as entrelinhas, inclusive. Um livro com menos páginas e ritmo mais rápido não é sinônimo de menos desenvolvimento/profundidade. Pelo contrário! Cada palavra foi escolhida a dedo. Nenhum desperdício. Piscou, perdeu.

A gente tem que aprender a largar mão da expectativa com o outro. Isso na vida, mas pq não começar com um livro? Achar que todos devem ser iguais e seguir a mesma fórmula é muito sintomático, não? Vou mais longe e afirmo que nada, ninguém, nem seu livro favorito é perfeito.

Então, proponho uma leitura mais atenta, mais atenciosa aos detalhes. Cada livro, de fato, uma nova aventura. Só curte o momento. Deixa o livro ser o que ele é. Já a gente, enquanto leitor, aprende, se não com a história, sobre nosso gosto pessoal. 

Comentários

Postagens mais visitadas