Contos de Fadas Africanos

Assim que bati o olho no livro, me interessei pela temática: Contos de países africanos. Como nunca havia lido nada do tipo, a curiosidade foi enorme. A leitura uma delícia e bem rápida, trata-se de um livro curtinho, um compilado de contos e fábulas populares dos países africanos de língua portuguesa. São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Com histórias que nos ensinam muito sobre a vida, o tom que marcava a narrativa era sempre leve, até um pouco inocente, apesar dos espertos sempre levarem a melhor. Nem sempre eram os mocinhos.

Uma coisa que notei (com a minha não tão vasta experiência no assunto) foi a diferença entre esses contos e os contos do folclore europeu (os ditos "contos de fadas") que costumam ter características violentas com lições recriminatórias e morais punitivas. Perceber essa diferença nas histórias que eram contadas boca a boca pelo povo diz muito a respeito de cada sociedade.

Meus contos favoritos foram:

A história do boi Blimundo (Cabo Verde)
História triste que fala sobre como a liberdade de uns pode incomodar alguns poderosos. Ensina a não confiar em promessas vazias.
 
Peixinho (Cabo Verde)
Dá para dizer que é uma "Cinderela" do fundo do mar. (Adorei!)

O tambor africano (Guiné-Bissau)
Conta como o tambor foi inserido no mundo. Envolve um macaquinho e a Lua. (Meu preferido!)

O princípio do mundo (Moçambique)
Uma versão de Adão e Eva bem mais legal, na minha opinião.

Os 15 contos reunidos no livro foram selecionados por Susana Ventura, mestre e doutora em letras pela USP, a qual tive o prazer de conhecer e assistir a uma aula muito interessante sobre contos de fadas em outubro de 2018, a convite da amiga e escritora Flávia Muniz, cuja busca por conhecimento e atualização nunca cessa. (Ambas, uma inspiração para mim!)

Após a leitura deste livro, percebi que não conhecia nenhum autor (de origem) africano. Pretendo corrigir essa falta já! Caso tenham sugestões de autores africanos e negros, deixem aqui nos comentários que vou adorar conhecê-los.

Comentários